Paraquedismo
O Paraquedas
Um paraquedas é um aparelho normalmente de tecido com um formato semiesférico destinado a diminuir a velocidade da queda de pessoas ou objetos despenhados de grande altura.
O Paraquedismo
O esporte paraquedismo, descende da aventura de utilização do aparelho “paraquedas”. A idéia de lançar-se a queda veio primeiramente dos chineses, que em épocas de festividades eles se jogavam com guarda-chuvas improvisados, porém devemos a Leonardo da Vinci que em 1495 fez o primeiro projeto de um aparelho para desacelerar um corpo em queda livre, porém não se tem provas que ele o tivesse construído.
A origem do nome
Em 1785, o físico francês Louis-Sébastien Lenormand batiza o paraquedas como o nome de Parachute, onde Para vem do Latim que siginifca, proteger e amparar e Chute do francês que significa queda, o mesmo é considerado até hoje como o primeiro construtor sistemático de paraquedas. O francês Joseph Montgolfier era parceiro de Lenormand e o ajudou em suas pesquisas com os paraquedas, fizeram inúmeros lançamentos bem-sucedidos de animais utilizando balões.
A Criação
Como todos os projetos anteriores dos paraquedas eram em estruturas rígidas, um outro balonista francês Jean Pierre Blanchard que em 1793 desenhou e construiu o primeiro paraquedas de seda com uma armação em forma de cone, porém o primeiro salto constatado foi feito pelo também balonista francês Andre Jacques Garnerin, que em 1797 em Paris após uma explosão em seu balão salta de uma altura de 700 metros com seu paraquedas feito de seda e atado a um cesto de vime, em meio a centenas de pessoas que assistiam horrorizadas ao acidente.
O primeiro registro que se tem de um paraquedas sendo utilizado como salva-vidas foi do polonês Jodari Kuparento que em 1808, fez o uso do paraquedas após um incidente em seu balão. Alguns anos mais tarde tem-se o registro da primeira morte por utilização do paraquedas, ocorreu em 1837, quando Robert Cocking impressionado com o salto de Garnerin, idealizou e construiu um paraquedas em formato de cone invertido, para evitar oscilações, saltou de uma altura de 2.348 metro, mas após 500 metros de queda seu paraquedas rompeu-se ocasionando sua morte.
Em 1887 o americano Thomas Baldwin, cria pela primeira vez um aparelho que se ajusta ao corpo do paraquedista, dispensando assim o uso dos cestos e instituindo a primeira idéia das dobragens dos paraquedas. E esta idéia foi precursora das inovações feitas por paraquedistas como Leslie Irvin que em 1914 fez o primeiro salto livre com acionamento muscular do paraquedas, pois anteriormente a idéia de extração dos paraquedas utlizados, eram por fitas presas aos balões ou aviões utilizados. Os paraquedas também foram muito utilizados como forma de salvar a vida dos pilotos de aviões na 1ª Guerra Mundial.
No Brasil
No Brasil o primeiro salto de paraquedas foi em São Paulo no ano de 1890, pelo americano Spencer Stanley que saltou de um balão, mas o primeiro paraquedista brasileiro foi o Segundo-Tenente Antonio Pereira Lima que em 1925, saltaria sobre o Campo de Marte em São Paulo, quando convocado “involuntariamente” a substituir a francesa Janette Caillé, que faria uma demostração da utilização do paraquedas, para as forças públicas do estado.
Em meados de 1928, chega ao Brasil o argelino e brasileiro naturalizado, Achiles Hipólito Garcia, Charles Astor! Foi o pioneiro no paraquedismo civil e militar, quando em meados de 1930, ministrava cursos de paraquedismo no Clube São Paulo, onde anos mais tarde seria convidado pelas Forças Armadas a preparar os Cadetes-do-Ar para as práticas do paraquedismo, por mais de 20 anos ele foi o responsável por preparar civis e militares para o paraquedismo.
No Brasil o primeiro paraquedas fabricado totalmente no país foi feito em meados de 1970, no Rio de Janeiro na época pelo Segundo-Tenente Paraquedista Sergio Rispoli. Desde então o paraquedismo militar e civil vem se modernizando lado a lado e de forma vertiginosa.